Como escolher um web host?

Ao criar um sítio web, é essencial subscrever um serviço de alojamento web.

No entanto, a escolha de um anfitrião pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando se começa a navegar na Internet.

Aqui estão as respostas.

1. Tipo de alojamento

Existem 3 tipos de alojamento web:

A primeira é a solução mais barata, mas também a menos eficiente: não será necessariamente adaptada a um sítio de grande tráfego, por exemplo, mas será perfeitamente adequada para um pequeno blogue pessoal.

O alojamento dedicado, que é mais caro, permite-lhe tirar o máximo partido do seu servidor para um melhor desempenho.

A nuvem, finalmente, é ideal para sítios com tráfego muito elevado e variável, uma vez que é a solução mais flexível, mas também muitas vezes a mais cara.

2. Possibilidades de integração

Se utilizar um CMS (content management system) ou uma plataforma de comércio electrónico, então é desejável que o seu alojamento esteja perfeitamente adaptado à solução escolhida.

A maioria dos fornecedores de alojamento permite-lhe simplificar a instalação de sites utilizando o CMS mais popular (WordPress, Prestashop, Joomla...).

3. Recursos disponíveis

As empresas de alojamento Web oferecem geralmente diferentes pacotes mais ou menos adaptados de acordo com o nível de desempenho requerido para o sítio.

Por exemplo, um pequeno blog pessoal não terá as mesmas necessidades que um site de comércio electrónico referenciando milhares de produtos.

Ao escolher uma oferta de alojamento, prestar especial atenção ao espaço em disco proposto e ao número de bases de dados incluídas.

4. Apoio técnico

O apoio fornecido pelo seu alojamento web é pelo menos tão importante como o próprio alojamento web, especialmente se os seus conhecimentos técnicos forem limitados.

Na eventualidade de um problema com o seu site ou servidor, a capacidade de resposta e eficiência do seu anfitrião web pode fazer toda a diferença.

5. Endereços de correio electrónico

A maioria dos fornecedores de alojamento também oferecem um serviço para criar endereços de correio electrónico a partir do nome de domínio do sítio.

Certifique-se de escolher um pacote que forneça endereços suficientes, dependendo do número de pessoas que precisarão deles.

6. Segurança

O anfitrião da web tem também uma importante responsabilidade em termos de segurança.

Descubra a sua fiabilidade e a sua capacidade de proteger os seus dados em caso de hacking, avaria, mau tempo, etc.

7. Cópias de segurança

A maioria dos fornecedores de alojamento permitem-lhe fazer regularmente uma cópia de segurança do seu sítio para que possa voltar a uma versão anterior em caso de problemas.

Embora existam outras formas de fazer uma cópia de segurança do seu site (tais como plugins WordPress), certifique-se de que o seu serviço de alojamento web inclui esta funcionalidade.