Os museus têm um papel fundamental na formação de uma pessoa. A sua forte influência no aprendizado de cada indivíduo estimula as pesquisas científicas e as diversas ações que tentam validar o patrimônio cultural.

Portugal já conta com mais de 150 museus em todo o seu território. No último ano, as visitas aos patrimônios culturais no país cresceram quase 4%.

Continue com a gente para saber mais!

os melhores museus em portugal museu nacional dos coches lisboa

O que é um museu?

Todo mundo já visitou um museu em algum momento da vida. Mas o que significa, de fato, o termo “museu”?

De acordo com o dicionário de Oxford Languages, o museu é o templo das Musas. É uma instituição que procura por objetos de interesse com valor artístico e histórico, conservando-os, estudando-os e expondo-os.

No geral, referimo-nos ao museu como um local que expõe coleções de diferentes objetos, os quais podem ser fósseis de animais ancestrais ou em extinção ou quadros de artistas famosos, por exemplo.

Conforme o Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums), em relatório publicado em 2001, o museu é uma instituição permanente que não visa lucratividade. Está a serviço do desenvolvimento da sociedade, onde incríveis materiais são estudados e são expostos para a visitação pública.

Os 5 melhores museus em Portugal Confira agora o nosso top 5 melhores museus situados em Portugal:

1 – Museu Nacional dos Coches

Um dos mais visitados museus do país está localizado em Lisboa, a capital portuguesa. Ele foi inaugurado em 1905 pela Rainha D. Maria Amélia de Orleães e Bragança. Esse museu tem a coleção de coches e carruagens reais do século 16 ao século 19 mais importante de todo o mundo.

2 – Museu dos Descobrimentos

Se você quer conhecer mais sobre a viagem da descoberta dos novos mundos dos navegadores portugueses, o seu lugar é no Museu dos Descobrimentos. Com um espaço bastante interativo, o ambiente retrata a história do período áureo português. Está situado em Belmonte, na principal rua da vila de Portugal – na Rua Pedro Álvares Cabral.

3 – Museu Coleção Berardo

Com diversas coleções permanentes e temporárias, o museu foi inaugurado em 2007 e é o espaço ideal para quem quer desfrutar das artes moderna e contemporânea. Encontra-se na capital portuguesa, e as suas coleções de obras são de grande importância na arte contemporânea a nível mundial.

4 – Museu Nacional de Arte Antiga

Inaugurado em 18884, o Museu Nacional de Arte Antiga tem a maior coleção de arte pública de Portugal. Lá, você encontra diversas pinturas, esculturas e artes decorativas originárias de toda a Europa - além de obras do período da Idade Média até o século 19, e o maior número de obras nomeadas de tesouros nacionais.

5 – Museu Nacional Machado de Castro

Localizado dentro de um antigo palácio episcopal – ou seja, pertencente ao bispo –, em Coimbra, é um dos museus mais importantes de Belas-Artes do país. Seu nome – Museu Nacional Machado de Castro – é em homenagem a um dos maiores representantes da escultura portuguesa, o Machado de Castro. Diversas peças de arqueologia, mobiliária, escultura, joalheria e pintura compõem a suas coleções.

Museu Futebol Clube Porto

Considerado o melhor museu de desporte do país, o Museu FC Porto está localizado no Estádio do Dragão, em Porto. O estabelecimento está aberto durante todos os dias e já ganhou o Prémio Inovação e Criatividade, em 2015, pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia), além de ser nomeado o Museu Europeu do Ano 2016.

O local atrai diversos amantes do futebol, impressionando-os com a sua coleção de troféus e as suas exposições interativas de ótima qualidade. Itens exclusivos sobre a história do Clube do Porto de mais de 120 anos também podem ser apreciados.

Por que devemos visitar museus?

A visitação em um museu desperta inspiração, influenciando de uma maneira muito forte a formação e o aprendizado das pessoas. Crianças e adultos descobrem inúmeras novidades ao longo de um passeio dentro do museu, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, história e cultura.

Por meio dos museus, há a promoção de pesquisas e de ações que buscam a valorização do patrimônio cultural.

Alguns dos principais motivos do porquê devemos visitar um museu são:

• Entenda melhor a história daquilo que você ama
  • Viaje através do tempo
  • Conheça novas pessoas
  • Conheça novas culturas
  • É um tipo de programa para todas as pessoas