Museus ao redor do mundo: conheça os melhores

Conheça os cinco museus mais famosos de todo o mundo | Museu du Luvre | Museus Vaticano | Museu Britânico & +

O mundo é recheado de museus com relíquias e peças que contam muita história ao longo dos milhares de anos. Diversas culturas foram estabelecidas dentro de período e diferentes histórias foram criadas, as quais hoje são contadas por meio dos museus.

Fique por dentro dos melhores museus do mundo! Vem com a gente.

Os 5 museus mais famosos de todo o mundo

Os 5 museus mais famosos de todo o mundo

Ao falar sobre museus famosos, não poderíamos deixar de começar pelo Museu do Louvre. É tido como o maior museu de todo o mundo, além de ser considerado um monumento histórico francês.

Situado na cidade de Paris, o museu conta com muitos objetos da pré-história até o século 21. São mais de 70 mil metros quadrados para serem explorados.

E, como se já não bastante, em 2019, o Museu de Louvre recebeu mais de 9 milhões de visitantes, tornando-se o mais visitado do mundo.

O tão popular conglomerado de Museus Vaticanos também está na lista de museus mais famosos do mundo. Atraindo milhares de visitações todos os anos, os museus estão situados dentro dos palácios da Cidade do Vaticano. As galerias e as capelas apresentam um elevado interesse arquitetônico e artístico, além de histórico – sem dúvidas alguma.

Valiosas coleções de arte e antiguidades fazem parte das exibições desses museus – a primeira obra de arte incorporada aos Museus Vaticanos é o Apolo Belvedere.

Uma das instituições culturais brasileiras mais importantes é o Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista. Inaugurado em 1947, o estabelecimento paulistano foi um dos primeiros espaços museológicos a atuar com perfil de centro cultural do continente americano.

Possui uma extensa coleção de arte ocidental da América Latina e do Hemisfério Sul, além da grande coleção de arte brasileira em conjunto com pequenas seções de arte africana, asiática, peças arqueológicas, entre outras. São 8 mil peças em exibição, e o espaço oferece uma das maiores bibliotecas especialistas em arte no Brasil.

O Museu Britânico também está na lista dos mais populares. Localizado em Londres, foi fundado em 1753 e é considerado o primeiro grande museu aberto gratuitamente ao público. A sua coleção conta com peças incríveis, como a Pedra de Roseta. Em 2012, foi considerado o terceiro museu do mundo a ser mais visitado.

Um dos maiores museus do mundo, o Museu Nacional da China ocupa 19 hectares para a exibição de um milhão de itens da sua coleção. São 5 mil anos da história chinesa para você apreciar no museu.

Museus virtuais: a história por meio das telas

Você já ouviu falar sobre os museus virtuais? Eles ganharam mais força durante a pandemia da COVID-19 e hoje são ótimos para quem quer conhecer novas histórias e culturas sem precisar sair de casa - ou para aqueles que realmente não podem viajar até o local.

Diversos museus físicos oferecem, via website, a versão de um tour digital. Você pode ter uma experiência de 360°, sentindo-se de verdade dentro do museu, ou por meio de imagens e de textos.

Todas as experiências são válidas e você irá se encantar pelas milhares de coleções que existem ao redor do mundo.

O primeiro museu da história

Alguns pesquisadores identificaram o Museu Ennigaldi-Nanna, situado na Mesopotâmia – de 530 a.C. – como o museu mais antigo da história. Foi descoberto em 1925 por Leonard Woolley, um arqueólogo britânico nomeado cavaleiro em 1935 devido às suas contribuições arqueológicas.

Novos museus em 2022

Inaugurações e reaberturas de alguns museus irão acontecer em 2022. Com obras de reforma e restauração acontecendo desde 2013, o Museu do Ipiranga – localizado em São Paulo, Brasil – está com previsão de reabertura próxima à data da Independência do Brasil.

O Museum of Broadway, em Nova Iorque, também está com planos para abrir as portas novamente em 2022. Com a previsão adiada no ano de 2020, acredita-se que o museu irá reabrir durante o verão no Hemisfério Norte, entre os meses de junho e setembro.

A temática de NFTs está em alta no momento e ganhou até um museu – o Seattle NFT Museum. Repleto de artes digitais NFT, que serão exibidas em enormes telas de ótima resolução, o museu irá captar todos os tipos de espectadores – independentemente de serem de primeira viagem, colecionadores ou apenas entusiastas que irão marcar a próxima geração de artistas digitais.

Recent posts

Menu

Pages